DROGAS – Um dos Cartões postais de Açailândia anda tendo um tipo de visitante não muito agradável, o local anda sendo freqüentado por crianças e adolescentes usuários de drogas.
O local que era pra ser um espaço familiar é utilizado por usuários de drogas marginais.
Quem passa pelo local é comum vê-los consumindo as drogas ilícitas em plena luz do dia, com isso as famílias que costumavam freqüentar a praça, deixaram isso de lado em virtude desses tipos de casos.
Em entrevista com o major Sérgio da 5ª Cia sede a este noticioso, a PM estará desenvolvendo estratégia para que o local possa voltar a ser visitado pelas açailandensas, finaliza Major Sérgio.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em pesquisa feita em 2012, no país mais 312 mil adolescentes usam drogas ilícitas, entre estudantes do 9º ano do ensino fundamental de escolas publicas e provadas entre 13 e 15 anos cerca de 0,5% tinham usado crack dias antes da pesquisa, cerca de 15 mil estudantes já experimentaram a droga, uma com maior potencial de dependência.
O Brasil é o segundo consumidor de Cocaína e Crack no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Outros dados importantes divulgados em pesquisa feita pela LENAD (Levantamento Nacional de Álcool e Drogas) são:
Maconha
· 17% dos adolescentes que usaram no último ano conseguiram maconha na ESCOLA.
· 75% da população não concordam com a legalização da maconha.
· 01 em cada 10 homens adultos já experimentou maconha na vida.
· Dentre os usuários, os homens usam 03 vezes mais que as mulheres.
· Mais de 1% da população masculina brasileira é dependente de maconha.
· Quase 40% dos adultos usuários de maconha são dependentes.
· 01 em cada 10 adolescentes que usa maconha é dependente.
Em levantamento feito pela OMS (Organização Mundial de Saúde) são mais 243 milhões de pessoas em todo o mundo usam drogas ilícitas, destes cerca de 27 milhões são dependentes ou têm algum distúrbio ligado à drogas, em 2012 cerca de 200 mil pessoas morreram com algum problema causado pelo uso das drogas.


0 comentários:
Postar um comentário