Presidida pela vereadora Gelciane Torres da Silva, “Gel” (PPS), a sessão teve inicio com a presença dos parlamentares, Francisco das Chagas Nascimento “Chiquinho” (PDT), Francisco Paulo Queiroz “Paulo Birita” (PSD), Jarnilan Soares de Sousa “Jarnilan” (PHS), Luizelton Borges da Silva “Luiz Bila” (PSB), Maxwil de Oliveira Reis “Max” (PCdoB), Renaildo Alves Machado “Professor Renaildo” (PSDB), Salomão Ribeiro da Silva “Salomão” (PPS), com a presença da Secretária Municipal de Saúde de Itinga do Maranhão Dr.ª Marlúcia, de médicos locais, do Ex-Prefeito de Açailândia Jeová Alves do (DEM), do Advogado Luís James (PP) e de populares itinguenses.
Os vereadores que usaram a tribuna falaram da importância do homem fazer o exame de próstata para viver bem e sossegado, a presidente Gel relembrou que é possível vencer o câncer, ela é prova disso, é preciso que após detectado qualquer tipo de câncer o paciente faça todas as etapas do tratamento para poder vencer essa luta.
| Ex-prefeito Jeová Alves - Foto: Divulgação |
Voltada para os homens itinguenses acima dos 40 anos de idade, a sessão teve como objetivo mostrar aos presentes a importância de se prevenir fazendo o exame de Próstata após os 40 anos, após essa idade todo homem deve além de fazer o exame anualmente, mesmo sem ser detectado nenhum sintoma do Câncer.
O exame é obrigatório para os homens que atingem essa idade.
As comemorações alusivas ao “Novembro Azul” teve como palestrante o Dr. Francisco Holanda, Cirurgião daquele município, durante sua fala, salientou dos sintomas do Câncer de Próstata que são poucos, ele se propaga silenciosamente, para detectá-lo é necessário que se tenha um acompanhamento médico periodicamente.
Segundo o Dr. Francisco Holanda, “hoje no país morrem mais 14 (Quatorze) mil pessoas vitimas do Câncer de próstata por ano”, disse Holanda.
Para o cirurgião, é necessário que todo homem ao atingir a idade dos 40 anos, tenha esse acompanhamento médico, para poder saber se tem ou não o Câncer. O Cirurgião Salientou a importância de se ter uma vida saudável, que isso é possível em qualquer idade” finalizou o cirurgião.


0 comentários:
Postar um comentário