SAMU de Açailândia atende à população com apenas uma ambulância. Ambulância nova doada pela coordenação estadual nunca chegou à cidade.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU de Açailândia tem sido alvo de muitas reclamações. Os problemas se agravaram nos últimos dois meses depois que o órgão passou a fazer o atendimento da população com apenas uma ambulância. As outras duas ambulâncias da cidade estão danificadas.
Em documentos apresentados pelo secretário de saúde, Marcos Aurélio Oliveira, consta a informação de que uma ambulância foi doada pela coordenação estadual do SAMU para a cidade de Açailândia. O veículo doado teria saído do estado de São Paulo, no dia 22 de julho deste ano e foi entregue três dias depois.
O documento que comprova o recebimento da ambulância foi assinado por uma ex-secretária do filho da prefeita Gleide Santos (PMDB), que teve o mandato cassado pela câmara de vereadores. No entanto, mesmo depois de um mês, a ambulância recebida nunca chegou ao SAMU de Açailândia e não atendeu a nenhuma ocorrência no município.
A coordenação descobriu que a ambulância estava em uma oficina. A mesma oficina onde estão as outras duas ambulâncias que necessitam de reparos.
Segundo o secretário de saúde, os prejuízos causados pela falta da ambulância nova foram graves. “Pessoas vieram a falecer por falta de assistência. Repercutiu no estado e o pessoal aqui, da nossa própria base botando em risco suas vidas por andarem em uma ambulância que não tem condição de estar oferecendo o serviço”, declarou Marcos Aurélio Oliveira.
O Ministério Público foi informado sobre o caso e vai iniciar uma investigação.
Do G1 MA,



0 comentários:
Postar um comentário